Cooperativa de Chiapetta busca apoio da Rede Leite na implantação de posto de resfriamento 5c4q5x


Encontro resultou em agenda de compromissos. 5i6g6o


Reunião ocorreu no Pólo Oleoquímico da Unijuí em Três os.

A Cooperativa dos Reassentados de Chiapetta (Cooperarchi), adota cautela na implantação do seu primeiro posto de resfriamento de leite. Antes de colocar o posto em funcionamento, na sede da cooperativa, localizada no Reassentamento Nova Conquista, o presidente, Maximino Deparis, e o vice-presidente da Cooperarchi, Remi Fortuna, reuniram-se, na terça-feira (8/4), em Três os, com integrantes da Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS.

Participaram do encontro, realizado no Pólo Oleoquímico da Unijuí, os pesquisadores da Embrapa, Gustavo Martins da Silva e Alberi Noronha, extensionistas da Emater/RS-Ascar, Neiva Steffen, Janávio dos Santos Ferreira e Valdir Machado Soares, engenheiro agrônomo do Núcleo de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, João Vitor Buratti, coordenador executivo do Arranjo Produtivo Celeiro, Carlos Deniz de Lima, e presidente da Associação Gaúcha dos Empreendedores Lácteos (Agel), Valmor Machado Soares.

A reunião, segundo o pesquisador Gustavo Martins da Silva, foi “muito proveitosa” e resultou numa agenda de compromissos, que inclui a visita de sócios da Cooperarchi ao laboratório de Análise de Leite da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, e maior inserção da cooperativa de Chiapetta na Rede Leite. “Foi um o importante para fortalecer a organização social dos agricultore na Rede Leite”, disse Silva.

Fazem parte da Rede Leite, a Emater/RS-Ascar, Embrapa, Unijuí, Unicruz, UFSM, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Fepagro, Cooperfamiliar e Agel.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti